Saudade

Hoje eu acordei com saudade do abraço do meu tio. Da sua risada, dos conselhos, das piadas e brincadeiras. Acordei com uma vontade imensa de contar tudo o que passou nesse ano, pedir conselhos e principalmente abraçá-lo.
A saudade é uma das palavras mais difíceis de se traduzir ou explicar seu significado. Porque não é tátil, é abstrato. Você apenas sente e muitas vezes, de uma maneira avassaladora. Meu tio foi quem me trouxe para Curitiba, quem me apresentou a cidade e quem me levou ao Mc Donalds pela primeira vez. Ele era a felicidade da casa da minha avó, com sorriso sempre pronto no rosto e determinação. Era persistente, voraz e dono de uma inteligência magnífica. Meu tio, de certo modo, foi meu primeiro amor. Ele foi por quem me esforcei em melhorar, em entrar na faculdade e ser alguém diferente. Eu era um dos motivos de orgulho dele. Ele sempre foi e sempre será minha inspiração, tanto como pessoa como família
Hoje eu apenas acordei com saudade do seu abraço e saber que nunca mais poderei o abraçar é algo que dói infinitamente muito mais a cada dia. Eu nunca gostei de celebrações de fim de ano, mas ele era um ótimo incentivador. Mas mesmo assim, a cada Natal – este ano será o terceiro sem ele – a dor parece pesar mais, porque a certeza de que ele não estará lá é maior. Mas independente da dor, eu guardei comigo os ensinamentos, o seu sorriso e sua alegria de viver, apesar de todas as batalhas.
Meu único pedido a cada passar de ano é se tornar ao menos um por cento do ser humano que você foi. Apenas isso.
Você sempre será tio, a melhor pessoa do mundo todo para mim.

Deixe um comentário

